Galerias de Fotos
Galerias de Fotos

Alguns Eventos

JANEIRO

Itati não fica sem evento nem mesmo no primeiro mês do ano, tempo de verão, em que o mar exerce grande atração. No dia 06 de janeiro festeja-se o Terno de Reis na Praça.  É um evento ao ar livre em praça decorada com motivos natalinos.

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

Sem sombra de dúvidas, os eventos mais significativos ocorrem no mês do aniversário do município: abril. A tradicional Cavalgada de Aniversário acontece no fim de semana mais próximo do dia 16.

A Festa do KERB, ligada à história da Colonização Alemã, é a festa mais antiga no município. Sua data é móvel por que se rege pelo calendário lunar. Acontece sempre no segundo domingo depois da Páscoa. Muitas vezes acontece no mês de abril. A festa é organizada pela Paróquia de Confissão Luterana no Vale Três Forquilhas, ligada à IECLB e conhecida localmente como Comunidade Protestante.

No último domingo do mês de abril a Associação dos Trilheiros do Guará realiza seu maior evento, a Trilha do Guará. O evento é organizado pela associação e reúne motoqueiros de diversas regiões do estado e de estados vizinhos.

MAIO

Dia 22 de maio marca o Dia de Santa Rita de Cássia. Em honra à Santa, a Comunidade Católica da Costa do Morro realiza evento festivo, via de regra no terceiro domingo deste mês.

JUNHO

 

JULHO

A Festa da Colheita, que acontece no último domingo do mês, é a segunda festa promovida pela Paróquia de Confissão Luterana no Vale do Três Forquilhas. Tema sua abertura com Culto de Louvor pela Colheita e segue durante o dia com gastronomia típica da tradição alemã.

AGOSTO

 

SETEMBRO

Itati tem por tradição realizar um grande DESFILE MUNICIPAL no aniversário da Revolução Farroupilha, 20 de setembro. São incluídos nesta atividade, além das Escolas, setores da sociedade civil organizada, que assim expõe ao grande público as forças vivas atuantes no município.

Durante a Semana Farroupilha são promovidas ainda outras atividades, como a Cavalgada das Tochas. Trata-se de uma cavalgada noturna, onde centenas de cavaleiros e amazonas, carregando tochas, conduzem a chama crioula desde alguma localidade destacada até a pira diante do Galpão da Integração Sadi Prusch Klippel, na avenida central da cidade.

OUTUBRO

Os eventos do mês de outubro iniciam com o Pedal da Grota no segundo fim-de-semana. Pedal da Grota é o nome do evento que consiste em percorrer uma trilha ciclística. É promoção do grupo de ciclistas Pedaleiros da Grota, que, além de promove o evento de Itati, visita eventos em outros municípios

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Três Pinheiros (Fundos), no dia dedicado à Padroeira, 12 de outubro, realiza sua anual. Também as escolas se mobilizarem com eventos alusivos ao Dia das Crianças e ao Dia dos Professores e das Professoras, dia 15. São organizadas atividades que integram Escola e Família, atividades lúdicas e palestras.

Próximo ao dia 16, Dia Mundial da Alimentação, acontece a Semana da Alimentação Saudável de Itati. O evento se compõe de palestras, oficinas e feiras com objetivo de promover alimentos produzidos pela agricultura familiar, organicamente, com processamento mínimo e em comércio justo. O evento promove a agroecologia, a cooperação e a atuação sindical.

 

NOVEMBRO

Comunidade Santa Rita – Costa do Morro

DEZEMBRO

No último mês do ano, Itati convida para a celebração do Natal da Comunidade. O município disponibiliza transporte coletivo para que a população possa se deslocar para a sede do município num domingo de tarde próximo ao Natal. A programação da tarde é ampla, incluindo mensagem através de músicas apresentadas por crianças e jovens preparados pela Assistência Social, dramatizações preparadas por escolas e pelo Grupo da Terceira Idade. Lanches e picolés e, evidentemente, a chegada do Papai Noel