SMEC Oportuniza Saída à Campo Local Para os Professores das Redes Municipal e Estadual de Itati.

A atividade tinha a intenção de colaborar para construção do Referencial Curricular Municipal.

No último sábado, 03/08, os professores da rede municipal e estadual de Itati foram convidados para participarem de uma atividade atípica dentro do município. Pensando na BNCC, Base Nacional Comum Curricular, onde os professores tem se encontrado periodicamente para discutir as bases da educação foi constatada a necessidade de aprofundamento na história local para a construção do RCM (Referencial Curricular Municipal), e assim oportunizar que o professor possa desenvolver o sentimento de pertencimento nos alunos.

Pesando nisso a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através de sua Secretária Nara Denize Bobsin dos Santos, juntamente com a Superviso Educacional Zenilda Model da Silva providenciaram uma palestra com o historiador, escritor e genealogista Rodrigo Trespach para falar sobre história local (Itati, juntamente com Três Forquilhas, são a 2ª Colônia Alemã no Rio Grande do Sul, datada de 1926), o evento ocorreu nas dependências da Escola Estadual Pastor Voges.

Após esse primeiro momento, foi feito uma Saída a Campo dentro do município para que os professores pudessem ver com outros olhos construções que talvez vissem todos os dias mas que porventura não tivessem dado conta de toda história que repousa nessa paredes centenárias.

Casa de Pedra ou Casa de Santo Antônio (Foto: Clara Morssolin)

Casa de Pedra ou Casa de Santo Antônio, com seu propretário Julio Prestes (Foto: Patrícia Eberhadt)

Vista pela janela da Casa de Pedra ou Casa de Santo Antônio (Foto: Clara Morssolin)

SMEC oportuniza Saída a Campo Local para os Professores das Redes Municipais e Estaduais de Itati.

Casa de Pedra ou Casa de Santo Antônio (Foto: Felipe Schütt)

Sítio da Figueira (Foto: Clara Morsslin)

Figueira Centenária (Patrimônio Natural do Município de Itati, Lei 096/2002) (Foto: Zenilda Model)

Herói de Guerra João Niederauer Sobrinho (1827-1868) (Primeiro filho homem da Colônia Alemã Protestante de Três Forquilhas) (Foto: Patyrícia Eberhardt)