Secretário de Segurança veio ao litoral a convite da Amlinorte

Divulgação AMLINORTE
O secretário de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, veio ao Litoral Norte para uma reunião com os prefeitos e sociedade civil organizada, com o objetivo de elaborar uma política de segurança pública para a região. O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 19 de julho de 2017, em reunião realizada no gabinete do secretário Schirmer, em Porto Alegre, promovida pela Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte. O presidente da Amlinorte, prefeito Cilon Silveira, de Xangri-lá, entregou ao secretário um levantamento realizado pela associação com os números de efetivo, tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar, nos 23 municípios do Litoral Norte.
Nessa reunião o Secretário de Segurança Pública não fez nenhum anúncio específico para algum município litorâneo. Deixou claro que o Litoral Norte será contemplado com novos policiais até o final do ano, assim como nas regiões no Estado onde os índices de violência são preocupantes. Se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com a região no desenvolvimento do planejamento de segurança, mas disse ser inviável nesse momento a destinação de 50% dos formandos em Osório para o Litoral, como era a intenção dos prefeitos.
Os presentes se manifestaram e expuseram a grave crise na segurança pública, onde além da falta de efetivo, os agentes ainda enfrentam a falta de recursos indispensáveis para o policiamento. "Quero fazer uma reunião no Litoral Norte e discutir a segurança como um todo, eu fui prefeito e conheço a realidade que vocês estão passando", disse o secretário Schirmer, lembrando o período em que esteve à frente da prefeitura de Santa Maria. A reunião será marcada pela Amlinorte com a SSP.
O secretário Schirmer informou que as turmas de formandos serão levadas inicialmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, a fim de passarem por um treinamento intensivo. Depois serão distribuídos nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral e grandes municípios. Mas adiantou que os municípios pequenos, que hoje não contam com nenhum PM, deverão receber ao menos três policiais nos próximos dois meses e que a meta é chegar a dezembro com ao menos cinco policiais em cada cidade.
Participaram do encontro os prefeitos Cilon Silveira (Xangri-lá), Eduardo Abraão (Osório), Daiçon Maciel (Santo Antônio da Patrulha), Marco Cardoso (Capivari do Sul), Flori Werb (Itati), Dirceu Selau (Mampituba), os vice-prefeitos de Balneário Pinhal, Alequis Pinto, e de Mostardas Marne Souza, e os representantes e secretários de Arroio do Sal, Capão da Canoa e Imbé.